domingo, 14 de junho de 2009

UM SÁBADO DE REGATA


Não somos regateiros, nem o Avoante é hoje um barco de regata. No passado ele participou de várias regatas e em muitas delas foi campeão, mas isso não vem ao caso agora. Hoje ele é um barco comportado e que nos leva cruzeirando pelo litoral brasileiro, transformando nosso sonho em realidade.
Mas, apesar dessa nova vida de barco-casa e entupido das muitas tralhas caseiras, de vez em quando a adormecida veia competitiva pulsa mais forte e lá vai o Avoante entrar na raia de largada de mais uma regata em sua longa vida náutica.
Fora de forma que só um esportista de final de semana. Com mais gordura depositada em seus porões do que muito fenômeno futebolístico. Cheio dos vícios de uma vida boa de passeios e divertimentos. Embriagado das muitas farras etílico-gastronômicas no conforto de sua cabine. Diante de tudo isso, ele ainda achou fôlego e bravura para o desafio da Regata Batalha Naval de Riachuelo, nas águas do Rio Potengí.
A regata foi muito bem organizada pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, através do seu comandante, Capitão-de-Fragata Francisco Vasconcelos e pelo Iate Clube do Natal, através do Diretor de Vela Ricardo Barbosa.
A largada se deu em frente ao clube e a linha de chegada em frente à Base Naval de Natal. O Comandante da Base, Capitão-de-Mar-e-Guerra José Airton Somavilla Bomfim, preparou uma grande recepção aos velejadores e familiares, que foram saudados pelos acordes da BANDA DA MARINHA. Foi bonito ver o cais de atracação dos Navios da Marinha, ser ocupado pelos pequenos veleiros. O momento emocionante foi quando a banda executou o hino da vitória de Airton Senna e o belo e harmonioso hino Cisne Branco. Numa verdadeira demonstração do carinho que a MARINHA DO BRASIL tem com a classe de velejadores amadores.
Essa regata serviu para renovar e estreitar os laços de amizade, respeito e compromisso de ajuda mútua entre o Iate Clube do Natal e a MARINHA DO BRASIL, que com o apóio e incentivo do Vice-Almirante Edson Lawrence Mariath Dantas, Comandante do Terceiro Distrito Naval, coroou com muita honra essa eterna parceria.
Como já disse, não sou regateiro, mas também não fujo da raia. Sou um apaixonado pelo iatismo e por tudo o que ele representa. Desde que entrei no mundo náutico, sou um incentivador da vela no nosso Iate Clube. Sabedor dessa minha paixão e aproveitando a presença do Avoante em Natal, depois de quatro anos ausente das regatas do clube, devido as nossas viagens, Ricardo me colocou como capitão da flotilha de oceano, o que para mim é uma honra e mais um compromisso com o esporte.
Preparar o Avoante para uma regata é um trabalho difícil e cheio de detalhes. Afinal de contas ele é uma casa ambulante e como toda casa, tem muitos apetrechos domésticos. Lucia, não se incomoda muito com a arrumação, mas a coisa vira um pequeno transtorno. Por mais que a gente prenda coisas e amarre, sempre fica algo solto para voar quando o barco aderna depois de uma forçada mais ousada. Além de que, o peso extra a bordo, deixa o barco muito lento. Pelas minhas contas, perdemos mais de dois nós de velocidade. Isso numa regata é muita coisa.
Não estou querendo justificar nada com essa minha conversa, nem a segunda colocação do Avoante na regata, até porque o grande campeão, o veleiro Musa do comandante Erico Amorim, é um verdadeiro puro sangue de regata e o comandante é fora de série. O que eu quero mesmo é chamar atenção para o mundo da vela em nosso Estado. Como capitão de flotilha, senti como é difícil convencer os comandantes a colocar o barco na água. Entendo que muitos, como eu, não são regateiros, mas com um pouco de boa vontade e espírito de cooperação, teríamos mais velas içadas impulsionando esse esporte no Rio Grande do Norte.
Quando falo das dificuldades para aprontar o Avoante para uma regata é para mostrar que, mesmo diante delas, é gostoso fazer parte e prestigiar um evento de vela.
Apesar das dificuldades, nossa regata foi um grande sucesso. Não poderia deixar de ser! Mais de 20 barcos na água. Muitos espectadores no clube. Muita organização, muita alegria e muita competitividade entre os concorrentes. A festa de premiação foi um verdadeiro congraçamento entre a MARINHA DO BRASIL, Iate Clube do Natal, velejadores, familiares e convidados. Foi um sábado inteiro de muita festa e comemorações.
Parabenizo todos que fizeram parte desse grande evento, principalmente os velejadores, que com muito esforço e dedicação abrilhantaram as águas do Potengí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário