segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A VELA RESSURGINDO EM NATAL

Tem sido movimentada essa nossa temporada em Natal. Fazia tempo que o Avoante não demorava tanto ancorado no Iate Clube. O pior de passar muito tempo num só lugar, ainda mais no lugar da gente, é que vamos criando, novamente, raízes em terra. A torcida é grande para que permaneçamos mais dias e sempre aparecem compromissos inadiáveis e que não podemos faltar.
Nessa temporada tivemos a felicidade de encontrar o clube com uma nova visão náutica, principalmente na vela que foi o objetivo de fundação do Iate Clube do Natal com a classe Snipe. A classe hoje, apesar de contar com alguns barcos no clube, esta desativada e precisando de muito incentivo para ressurgir e voltar a navegar pelas águas do Rio Potengí.
Natal já foi referência em Snipe. Tivemos bons velejadores e os campeonatos eram super disputados e com participação de velejadores de quase todo o Brasil. Quem sabe com todo esse entusiasmo que se encontra no Iate Clube do Natal, com as flotilhas restabelecidas e atuantes, os velejadores de Snipe sejam novamente contaminados pelo vírus da vela.
O Memorial Patrono Fernando Pedrosa, instalado no jardim de entrada do clube, é a maior prova da referência de Natal no esporte a vela. Ele e o marco que norteia o compromisso do clube com esse esporte de tradição.
Como sou entusiasta desse esporte e fascinado pela vela de cruzeiro, vibro com os encontros das quartas-feiras, onde velejadores se reúnem para discutirem assuntos da vela, decidir e organizar as próximas regatas.
A muito o clube não tinha um calendário de regatas tão movimentado. Tudo frutos dos encontros semanais e do entusiasmo de uma turma nova, instigante e disposta a colaborar uns com outros para que os barcos estejam na água.
Ferramentas de divulgação foram criadas como o grupo velanatal, que é um grupo do Yahoo voltado para o esporte. O velanatal tem conseguido manter a união da turma e arregimentado novos aficionados para vela.
Dia 19 de julho tivemos a regata da cachoeirinha com todas as classes de barcos na água. Foi um verdadeiro festival de vela no Potengí. Vinte e três barcos deram um colorido especial ao evento.
Cachoeirinha é um waypoint próximo ao Forte dos Reis Magos, onde o Iate Clube colocou uma poita e algumas vezes ancoramos para uma manhã gostosa de piquenique a bordo.
Sempre falo que não sou regateiro, minha praia é a vela de cruzeiro, que é uma navegada mais light e contemplativa, mas nunca deixei de dar minha participação nos eventos de vela. Se for para colocar o barco na raia e assim contribuir para engrandecer o evento, não faço muita cerimônia. O Avoante é um barco-casa, mas acima de tudo é um barco valente e marinheiro.
Na regata da Cachoeirinha tive a felicidade de chegar em primeiro lugar na categoria barco Oceano. Foi uma disputa acirrada com o segundo colocado o veleiro Tuta, do grande comandante Ricardo Barbosa. As bóias colocadas em frente à praia da Redinha fizeram o diferencial da regata. A correnteza forte de enchente e o pouco vento que fazia na ocasião dificultaram as manobras.
A disputa foi palmo a palmo até a bóia da cachoeirinha, quando o Avoante conseguiu montar em primeiro e assim se manteve até a linha de chegada. Em terceiro chegou o veleiro Malaika, do comandante Noronha, que fez sua estréia na raia do Potengí em grande estilo.
Na classe sub-20 o primeiro lugar foi o veleiro Ati, comandado pelo gaucho - potiguar Antonio, seguido do veleiro Erick, comandado pelo capitão da flotilha Eilson Amorim.
Na flotilha Daysailer, o primeiro lugar ficou com o veleiro do comandante Simarone. Na classe Hob Cat chegou em primeiro o velejador Leo.
Na classe Laser o primeiro colocado foi o velejador Geraldo, seguido de Adalrí. Classe Dingue, primeiro ficou Flávio Freitas e em segundo Augusto.
Ainda teve uma participação especial do Super Cat de Lula Barreto, que brigou até o final com o veleiro Simarone pela fita azul. No final deu Simarone.
Assim foi a regata da cachoeirinha que deu seguimento a programação do Iate Clube do Natal. Dia 16 de Agosto já tem outra programada. Tomara que o Avoante ainda esteja em Natal!

Nelson Mattos Filho
Velejador
* Artigo publicado no Jornal Tribuna do Norte, coluna Diário do Avoante, dia 02/08/2009.
** A coluna Diário do Avoante é publicada todo domingo no jornal Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário