segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NAVEGUE COM SEGURANÇA

Navegar é uma arte e navegar com segurança é obrigação de todo navegante. A Marinha do Brasil através das Capitanias dos Portos, sempre primou pela segurança da navegação e principalmente das vidas humanas que se fazem ao mar.
Como estamos esquentando as turbinas para mais um verão que promete muita alegria e diversão, nada com revisar algumas normas de segurança, para que assim possamos chegar ao final da temporada de calor, cores e alegria apenas com comemorações.
A Marinha do Brasil, através da Diretoria de Portos e Costas, sempre distribui panfletos nas praias, iate clubes e marinas, onde constam recomendações para a operação segura das embarcações de esporte e recreio. Muitas vezes esses panfletos são esquecidos ou até ignorados por navegantes, senhores do conhecimento e da razão, e até por tripulantes e banhistas que não sabem de seus direitos.
As Capitanias dos Portos fazem regularmente palestras e seminários em clubes, marinas, colônias de pescadores, escolas, universidades, clubes de serviços e outras entidades, com o objetivo claro de divulgar todas as normas e deveres para uma boa navegação.
Nenhum navegador pode declarar desconhecer essas normas, até porque assim o fazendo estará cometendo grave infração diante da autoridade marítima.
O bom navegante é aquele que age no mar com ética, respeito, segurança, conhecimento e amor para com sua tripulação e embarcação.
No Avoante, tenho sempre a mão as normas de segurança para uma boa navegação e na biblioteca de bordo, nunca faltou espaço para os panfletos distribuídos pela Marinha, que deixo sempre visíveis para serem lidos pelos tripulantes.
ANTES DE INICIAR A NAVEGAÇÃO: Leia e conheça o RIPEAM e as normas da Capitania dos Portos de sua área de navegação; Realize uma manutenção preventiva, sem improvisos. Não coloque em risco a sua segurança e a de sua família; Verifique rigorosamente o material de salvatagem e se há coletes em número suficiente para todos que iram embarcar; Inspecione o material de combate a incêndio; Vistorie se o casco não tem entrada de água, verifique as bombas de esgoto, luzes de navegação, equipamentos de rádio, condições das baterias, nível do óleo do motor, nível da água de resfriamento; Faça o planejamento da sua navegação. Verifique se a bordo tem a Carta Náutica da região a ser navegada. Calcule com segurança o consumo de combustível, para garantir o regresso; Conheça a previsão do tempo e se mantenha atento às indicações de mudança. Conheça o regime de ventos de sua área de navegação; Entregue o aviso de saída ao Iate Clube ou a marina e siga a risca o seu planejamento. Assim você facilita o resgate em caso de emergência. Se não estiver em clube ou marina, deixe alguém em terra ciente para onde você vai e a que horas retorna.
DURANTE A NAVEGAÇÃO: Esteja sempre atento na condução de sua embarcação, não permita que pessoas sem habilitação estejam no comando. Se isso acontecer o proprietário respondera perante o Tribunal Marítimo e nas esferas civil e penal. Respeite a lotação da embarcação e não navegue a menos de 200 metros da praia; Evite o consumo de bebidas alcoólicas no exercício da condução da embarcação; Conduza a sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para reagir, com segurança, às necessidades de navegação. Não faça manobras radicais. Reduza a velocidade ao entrar e sair de marinas ou águas restritas, como fundeadouros; Conheça sempre o bordo de menor profundidade. Alguns naufrágios foram evitados com um encalhe deliberado para salvar a embarcação; Ao fundear, faça com baixa velocidade e utilize um comprimento de amarra adequado, considerando a amplitude da maré e as embarcações próximas. Ao suspender, não movimente os propulsores até todas as pessoas saírem da água e completarem o embarque.
AO REGRESSAR: Avise ao seu clube ou marina a sua chegada, para desativar o seu Aviso de Saída; Respeite a velocidade máxima na área de fundeio ou atracação; Evite esgotar os porões até o final para não poluir o mar com resíduos de óleo. Retire o lixo de bordo e coloque em local apropriado em terra. Mantenha sempre a sua embarcação limpa.
Comandante: Lembre-se que você é o responsável pela segurança de sua embarcação bem como de seus familiares, convidados e tripulantes, seja prudente.

Nelson Mattos Filho
Velejador
* Artigo publicado na coluna DIÁRIO DO AVOANTE, jornal Tribuna do Norte. A coluna é publicada aos Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário