quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O LIVRO DO GAUCHO




Luciano Zinn é um gaúcho boa praça que já navegou muitas milhas pelo mundo. Um dia ele embarcou no Sdruvs, um Atol 23, e resolveu navegar de Porto Alegre até cidade de Cebollati no Uruguai. Essa história ele relata no livro MIL MILHAS COM O SBRUVS. Quem tiver a fim de uma boa história de velejada pode entrar em contato com Luciano e navegar nas paginas com o Sdruvs.



Depois que comprei o meu primeiro veleiro cabinado em 1999 , não tinha idéia da mudança que iria causar em minha vida. O único que sabia era que queria viver neste meio o máximo de horas possíveis. Passei então a ocupar cada vez mais o meu tempo em atividades deste meio. Os anos de 99 a 05 foram de rápidas mudanças e grande aprendizado. Até que em dezembro de 2004 eu realizei a minha primeira grande aventura . Naveguei com um Atoll 23 de 7 metros pelos Lagos, Lagoas e Canais do sul do Brasil e o vizinho Uruguai. De Porto Alegre, onde vivia naveguei mil milhas singrando as aguas doces do Estuário do Guaíba, Lagoa dos Patos, Canal de São Gonçalo, Lagoa Mirim (binacional) e alguns rios como o Jaguarão(divisa Brasil/Uruguai) e o Cebollati (Uruguai) ate a cidade de Santa Vitória do Palmar no extremo sul do Brasil. Nestes dois meses navegando, boa parte deles em solitario, descobri o prazer e a liberdade de um cruzeiro longo. Sem pressa, nestes dois meses fui visitando todas as cidades que margeiam estas águas. Em total foram 10 cidades nos dois países, alem de outros tantos ancoradouros naturais. Na volta resolvi salgar o Sdruvs nas aguas frias do Atlantico sul atraves do porto de Rio Grande e ter pela primeira vez a sensação de navegar no mar. Esta navegada mudou definitivamente o meu destino e na volta a Porto Alegre, tomei uma decisão! Iria sair para o mar o mais rapido possivel! De fevereiro a julho de 2005 me preparei para viver este novo desafio. Da navegada de mil milhas pelo sul do Brasil e Uruguai, surgiu o livro MIL MILHAS COM O SDRUVS que foi lançado em julho/2005, menos de uma semana antes de eu deixar Porto Alegre como capitão do Realidade com destino a Boipeba na Bahia. De la para ca naveguei 16 mil milhas pela costa do Brasil, America do Sul, Caribe e Europa, vivendo exclusivamente da Vela!!!

CONTATOS COM O AUTOR: lucianozinn@hotmail.com

Um comentário:

  1. Fala Nelson & Lucia! Queria agradecer de público pela oportunidade de divulgar o meu livro MIL MILHAS COM O SDRUVS no seu Blog. Com certeza um dos motivos de continuar navegando, mesmo sem grana, eh a solidariedade dos amigos desta grande Comunidade que é a Vela. Nela nos sentimos em casa, fazendo parte de uma grande familia nos quatro cantos deste mundão.
    Obrigada a voces e que os ventos os levem sempre a todos os seus objetivos.
    luciano zinn/veleiro Tritton
    desde São Luis- MA

    ResponderExcluir