domingo, 26 de julho de 2009

PROJETO DE BELEZA E POESIA


Somos entusiastas das coisas da arte, música e folclore popular. Lucia trabalha com vários tipos de produtos artesanais, então não é por menos esse nosso interesse.
A música para mim esta no sangue, apesar de não tocar nenhum instrumento. Meu pai era músico e um dos melhores trombonista que já vi. Lá em casa a musica sempre foi em primeiro plano e sempre de qualidade.
Em toda ancoragem que chegamos, saímos para garimpar tudo da arte local, comida e costumes do povo. Principalmente nas pequenas localidades ribeirinhas, onde a vida caminha mais lenta. São coisas passadas de gerações em gerações. Coisa de pele, de sangue, de sobrevivência e de amor pela arte.
Nas grandes cidades a coisa toma rumos mais comerciais, mas não menos belos e criativos. Essa busca pelas coisas da arte, têm nos dado muito prazer e muito conhecimento.
Os movimentos artísticos e culturais são a essência de um povo e cada povo tem em suas raízes esse lado criativo. Sempre que chegamos a uma pequena localidade e vemos a população extraviada de suas raízes culturais e artísticas, sentimos que aquele pequeno mundo acabou e um novo mundo emerge do caos daquela pequena sociedade. Desse caos vai surgir uma sociedade medíocre, consumista, esfomeada de prazeres e sem controle. O pior é que é uma sociedade que ainda nem completou seu ciclo natural. Foi atalhada pela praga da disfarçastes da cultura, da arte moderna e sem rosto.
Nessa busca pelas belezas da cultura e da arte, retornamos a Natal e encontramos o Iate Clube todo produzido para receber um dos maiores e melhores espetáculos de cultura que já vimos. A veia poética de nossa Praeira emergia das águas do Rio Potengí e banhava com raios de sol as varandas abertas sobre o rio.
No começo era a incerteza e a surpresa de tão belo espetáculo sendo encenado sob acordes flutuantes e melodiosos. Eu nunca tive nenhuma razão para desacreditar, nem tive duvidas no sucesso desse sonho de levar a Natal um belo presente de música e beleza, produzido no melhor cartão postal da cidade.
Praiera de pecados e amores, praeira de saudades, praeira de magia, praiera de ventos alísios a alisar cabelos de uma morena que aguarda na praia as esperanças de um valente e rude pescador.
Praeira de um rio que com muita maestria festeja sua beleza, quando o sol caminha solene ao berço.
Praeira que em noites escuras orienta seus amores nas lonjuras do mar. Praiera que em noites enluaradas acalenta amores eternos feitos nódoas de cajus.
Nossas navegadas por ai afora, sempre foi buscando o bom da vida, a beleza dos povos, a paz que emerge dos corações e a naturalidade de como essas coisas são vividas.
Encontrar essa explosão de poesia, música e arte nas varandas do Iate Clube do Natal, saber que em nossa cidade existem pessoas com sensibilidade para criar, desenvolver e manter um projeto como esse, foi à certeza que estamos no rumo correto.
Quando os versos do grande músico e letrista Galvão Filho, invocam a Nossa Senhora Mãe da Apresentação, o sol já não se faz presente, mas seus raios ainda pulsam sobre os montes de uma Redinha adormecida, perfumada de dendê, tapioca e peixe frito. Nessa hora, todo artista dessa bela Noiva do Sol recebe toda a benção para continuar apresentando sua arte.
Tudo começou quando 2008 navegava lentamente para o final e a partir daí entrar para a história. Nesse instante, o Projeto Pôr-do-Sol no Potengí, dava os primeiros passos de uma história de alegria e cultura em Natal.
Agora são 100 apresentações a serem comemoradas na próxima terça-feira, 28 de julho. Mais um dia que será um marco na história da cultura dessa cidade morena de encantos, como a Praeira cantada em prosa e verso.
Estamos prestes a prosseguir nossa navegada, mas levaremos saudades desse projeto que encanta nossas tardes em Natal.
Mais uma vez parabéns a Super Star Produções, Iate Clube do Natal, Cidade do Natal, Músicos e todos que produzem esse belo espetáculo.

Nelson Mattos Filho
Velejador
* Artigo publicado no Jornal Tribuna do Norte, coluna Diário do Avoante, hoje dia 26/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário